Olá amigos!

Adoro ônibus e animais.
Sejam bem vindos ao meu blog.
Mas vou diversificar as noticias até mesmo para atingir um numero maior de seguidores e colaboradores. Espero que gostem. E siga meu BLOG.

domingo, 30 de outubro de 2011

Caminhão chinês no mercado brasileiro




A Sinotruk Brasil apresentou no dia 05 de Abril, em Campina Grande do Sul (região de Curitiba/PR), seus modelos de caminhões Howo 380 nas versões 6×2 e 6×4, que começam a ser vendidos neste mês por meio de rede composta por sete concessionárias. A Sinotruk espera contar com 15 concessionárias até o final do ano e com 25 pontos de venda em 2011.

De acordo com seu diretor de marketing, Joel Anderson, os novos caminhões têm preços sugeridos de R$ 270 mil para a versão 6×2 e de R$ 290 mil para a 6×4, valores 30% abaixo de seus concorrentes diretos produzidos no Brasil.

Financiados por CDC, pois não dispõem do Finame por serem importados, teriam custo aproximadamente 15% menor do que os equivalentes nacionais, disse o diretor financeiro Perácio Ferreira.

Com investimento inicial de R$ 12 milhões, a Sinotruk é formada por capital privado de 11 sócios brasileiros e tem como presidente o chinês Jian Hua Zhang. Sua diretoria e seu corpo técnico são compostos por profissionais com origem em fabricantes de veículos como Ford, Mercedes-Benz e Volvo. Perácio Ferreira, por exemplo, foi presidente do Banco Ford, e o diretor administrativo e operacional, Gilberto Baron, atuou por 14 anos na Mercedes-Benz e no grupo Verdi.

Das primeiras 104 unidades já importadas, 100 são do modelo Howo, com motor de 10 litros e potência de 380 cv, e quatro são A7, com motor de 13 litros e potência de 420 cv. A meta da empresa é obter 1,5% a 2% de participação no mercado de caminhões pesados.

A estratégia da Sinotruk é vender, inicialmente, apenas para empresas cujos veículos sabidamente operarão nas regiões Sul e Sudeste, onde já há rede estabelecida.

A rede autorizada já dispõe de pessoal e de peças de reposição, afirmou Baron, e planeja vender 600 caminhões este ano, 1 mil em 2011 e pelo menos 1,5 mil em 2012. A empresa aposta nos Howo – cujos motores já são homologados para o Brasil – para avançar no mercado por meio do transporte de combustíveis e líquidos, reflorestamento, carga geral e baús.

Perfil da empresa

A Sinotruk Brasil ocupa galpão com 2,4 mil m² de área construída em Campina Grande do Sul, tem 30 funcionários e pretende manter-se enxuta para “crescer de acordo com o ritmo em que os produtos forem ganhando espaço no mercado”, comentou o diretor Ferreira.

Sinotruk é marca internacional da China National Heavy Duty Truck Group (CNHTC), que produz caminhões pesados desde 1956. Seus produtos incorporam tecnologia da Volvo, com a qual manteve acordo de cooperação de 2003 a 2008.

Mais recentemente, em 2009, a alemã MAN comprou 25,1% de suas ações. O diretor Joel Anderson acredita não haver conflito de interesses entre as marcas no mercado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário