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segunda-feira, 25 de julho de 2011

História do Transporte Coletivo de São Paulo 1947 a 1975


história do transporte coletivo de São Paulo pode ser dividida em 3 fases distintas:

-do início da operação da CMTC ao início da operação do Metrô (de 1947 a 1975);

-de 1975 a 1989;

-de 1989 até hoje.


1947 a 1975


A criação da CMTC e do Metrô constituem-se em dois eventos da maior importância dentro do contexto da história dos transportes públicos de São Paulo, ambos ligados ao Eng. Prestes Maia em dois períodos distintos frente à Administração Municipal da cidade.

Durante sua primeira gestão (1938 a 1945), Prestes Maia foi responsável por uma verdadeira revolução urbana, rasgando novas avenidas, cortando o centro, construindo viadutos e pontes que viabilizaram a integração de bairros e vilas, fazendo com que a cidade perdesse seu aspecto tímido e acanhado e passasse a apresentar novos conceitos ambientais.

Assim que assumiu a Prefeitura, criou, em fevereiro de 1939, a Comissão de Estudos de Transportes Coletivos do Município de São Paulo - CETC, incumbida de desenvolver um grande plano integrado e global de transportes urbanos, concebido em 1943. Essa comissão foi responsável pela elaboração de um recenseamento do transporte coletivo em todos os distritos em que se dividia a cidade, identificando os meios de locomoção utilizados. Realizou também, pesquisa do tipo sobe/desce nos ônibus e bondes, por faixa horária. Os resultados destas pesquisas foram cruzados com os números de habitantes dos distritos, assim como a origem e o destino dos habitantes.
Como a Light já tinha manifestado, em 1937, a sua intenção de não prosseguir na exploração dos serviços de bonde após 1941, quando terminava o prazo de sua concessão, a principal tarefa da CETC foi apresentar um plano que permitisse à Prefeitura assumir, monopolisticamente, a administração dos transportes públicos.

O início da 2a Guerra Mundial, em julho de 1939, fez com que, por solicitação do prefeito, a concessão da Light fosse prorrogada compulsoriamente e por tempo indeterminado. A liberação da Light ocorreu em dezembro de 1945, após o término da guerra.

Em agosto de 1946, todo o seu acervo passou a pertencer à CMTC que se encontrava em processo de organização, ficando a Light como uma das maiores acionistas, uma vez que o acervo foi adquirido com ações da nova companhia.

Ainda em 1946, a recém formada CMTC ampliou a frota original da Light por considerá-la insuficiente para iniciar a operação, fato este que ocorreu em 1º de julho de 1947. No final de 1949 passou a operar os primeiros tróleibus e adquiriu os primeiros 200 ônibus a diesel.

A situação de quase monopólio da operação do transporte público pela CMTC perdurou até 1957, quando as empresas particulares retornaram ao setor, operando linhas antes operadas pela empresa municipal.

A participação das empresas particulares no sistema de transporte municipal se deu de forma rápida e desordenada, fazendo com que por ocasião da suspensão do sistema de bondes, em 1968, a Prefeitura e a CMTC tentassem recuperar o papel de poder concedente, sendo então criada a Secretaria Municipal de Transportes - SMT.

Pode-se dizer que a década de 60 foi pródiga em eventos marcantes na área dos transportes públicos, pois, se por um lado sentenciou o fim dos bondes, por outro presenciou o nascimento do Metrô, sonho que o Engº Prestes Maia não pôde realizar na sua segunda gestão e que foi concretizado no segundo ano do mandato do seu sucessor, o também engenheiro Faria Lima, à partir da criação, em 31 de agosto de 1966, do Grupo Executivo do Metrô - GEM.
Coube ao GEM, viabilizar a elaboração do plano básico da rede estrutural do Metrô bem como estabelecer as prioridades, datando de 1967 a realização da primeira pesquisa domiciliar de origem e destino de viagens, a O/D 76.

Em 14 de abril de 1968, foi construída a Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, concebida à partir do GEM.

Na década de 70, visando dar continuidade à implantação de medidas para recuperar o papel do poder concedente, foi firmado em junho de 1977, pela Prefeitura, novo contrato de concessão com a CMTC, dispondo o Decreto nº 14.629 de 22 de junho do mesmo ano, sobre a contratação pela CMTC, de empresas particulares para operar o transporte coletivo de passageiros, nas 23 áreas em que foi dividida a cidade. Este mesmo decreto autorizava a SMT a criar, cancelar e alterar linhas.

O mesmo objetivo foi perseguido pela SMT na área de trânsito, sendo criada em 1976 a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, viabilizando a municipalização do trânsito.

Fonte: Secretaria Municipal de Transporte

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